SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02Filmes de ficção científica como mediadores de conceitos relativos ao meio ambienteAracnídeos peçonhentos: análise das informações nos livros didáticos de ciências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

BONOTTO, Dalva Maria Bianchini. Contribuições para o trabalho com valores em educação ambiental. Ciência educ. [online]. 2008, vol.14, n.02, pp.295-306. ISSN 1516-7313.

Neste artigo discute-se o trabalho com valores em Educação Ambiental, o que exige uma fundamentação e posicionamento adequados. Diante do impasse entre posições relativistas e universalistas para a educação em valores, aponta-se para a necessidade de explicitar nossa posição e ação em favor dos valores ambientalmente desejáveis, considerando que as questões envolvidas com o meio ambiente dizem respeito à vida e à sobrevivência de todos os seres do planeta. Estes valores podem ser identificados junto aos princípios presentes no “Tratado de educação global para sociedades sustentáveis e responsabilidade global”, apresentado pela sociedade civil na ECO-92. Por fim, ressalta-se a necessidade de se desenvolverem estratégias educativas que envolvam as dimensões aqui denominadas de cognição, afetividade e ação, resultando em um trabalho abrangente, que amplie as possibilidades de o indivíduo apreender, de maneira mais efetiva, um dado valor, tendo, então, melhores condições de construí-lo em sua vida.

Palabras clave : Educação Ambiental; Conteúdo Valorativo da Educação Ambiental; Educação em Valores; Valores Éticos e Estéticos em Educação Ambiental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )