SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02Contribuições para o trabalho com valores em educação ambientalPromovendo o desenvolvimento profissional na formação de professores: a produção de histórias infantis com conteúdo matemático índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

FERREIRA, Adriano de Melo  y  SOARES, Cynthia Aparecida Arossa Alves. Aracnídeos peçonhentos: análise das informações nos livros didáticos de ciências. Ciência educ. [online]. 2008, vol.14, n.02, pp.307-314. ISSN 1516-7313.

Um dos principais fatores responsáveis pela ocorrência de acidentes com aracnídeos peçonhentos é a falta de conhecimento da população sobre a biologia desses animais, bem como sobre a prevenção de acidentes. No caso do Ensino Fundamental, essas informações geralmente são abordadas nos livros de sexta série. Portanto, é muito importante que as informações contidas nos mesmos sejam suficientes e corretas, podendo contribuir para evitar que a integridade física do estudante seja prejudicada. Analisamos livros de Ciências aprovados pelo PNLD 2005 e verificamos que, mesmo após uma avaliação criteriosa por uma equipe de especialistas do MEC, estas obras ainda apresentam erros e insuficiências, exigindo dos professores uma análise mais crítica e detalhada das obras que serão escolhidas para suas aulas de Ciências.

Palabras clave : Aracnídeos Peçonhentos; Ensino de Ciências; Livros Didáticos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )