SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02Aracnídeos peçonhentos: análise das informações nos livros didáticos de ciênciasEducação em ciências e educação de jovens e adultos: pela necessidade do diálogo entre campos e práticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de  y  PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. Promovendo o desenvolvimento profissional na formação de professores: a produção de histórias infantis com conteúdo matemático. Ciência educ. [online]. 2008, vol.14, n.02, pp.315-330. ISSN 1516-7313.

As demandas ao trabalho docente envolvem o ensino e a aprendizagem de um rol de conceitos, procedimentos ou saber-fazer e atitudes. Os professores buscam atender a essas diferentes demandas. Nos cursos de formação contínua, professores em serviço revelam expectativas sobre utilização de materiais e solicitam atividades práticas aplicáveis no ensino. Tomamos, como objeto de investigação, a formação docente e sua relação com os materiais de ensino, sobretudo por esse tema ser freqüentemente relegado. Analisamos as contribuições da construção de livros com conteúdo matemático para o desenvolvimento profissional de professores. A criação de um material para ser utilizado na escola com seus alunos favoreceu tanto a resignificação de conteúdos específicos de matemática, como outras possibilidades de desenvolvimento profissional dos professores. A construção de materiais de ensino não pode ser vista como menor ou como capitulação ao tecnicismo pedagógico, deve ser concebida como etapa fundamental para a consecução dos objetivos educacionais.

Palabras clave : Formação de Professores; Histórias Infantis e Matemática; Material Didático; Ensino de Matemática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )