SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02Promovendo o desenvolvimento profissional na formação de professores: a produção de histórias infantis com conteúdo matemáticoO professor de ciências das escolas municipais de Recife e suas perspectivas de educação permanente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

VILANOVA, Rita  e  MARTINS, Isabel. Educação em ciências e educação de jovens e adultos: pela necessidade do diálogo entre campos e práticas. Ciência educ. [online]. 2008, vol.14, n.02, pp.331-346. ISSN 1516-7313.

Neste trabalho buscamos entender as articulações entre a Educação em Ciências e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto de mudanças na legislação que demandaram uma necessidade de diálogo entre estes campos da educação. Para tanto foi realizada a análise de um material que subsidia a elaboração de propostas curriculares de Ciências para a EJA em âmbito nacional. Esta foi realizada sob a perspectiva da análise crítica do discurso, em que textos são considerados um produto histórico e social, e, desta forma, heterogêneos. Neste sentido, os objetivos deste trabalho relacionam-se com o entendimento de como o discurso da EJA e o da Educação em Ciências dialogam na construção deste material. Nossos resultados indicam que a proposta curricular para a EJA representa em muitos aspectos o discurso dos Parâmetros Curriculares Nacionais, o que reflete o caráter incipiente da discussão acerca da Educação em Ciências para jovens e adultos e indica uma identidade institucional em construção.

Palavras-chave : Educação em Ciências; Educação de Jovens e Adultos; Proposta Curricular; Análise Crítica do Discurso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )