SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número03Educação anti-racista: reflexões e contribuições possíveis do ensino de ciências e de alguns pensadoresDesenvolvimento de habilidades no ensino de ciências e o processo de avaliação: análise da coerência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva  e  SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. Visões de ciência em desenhos animados: uma alternativa para o debate sobre a construção do conhecimento científico em sala de aula. Ciência educ. [online]. 2008, vol.14, n.03, pp.417-429. ISSN 1516-7313.

Dada a grande influência da televisão na vida dos jovens, a presente pesquisa investigou um dos gêneros televisivos que se destina ao público infanto-juvenil: os desenhos animados. Esta investigação consiste em uma análise documental com base em alguns episódios dos desenhos Jimmy Nêutron e O Laboratório de Dexter, com a intenção de detectar quais visões de ciência são veiculadas por meio destes episódios. Tal análise realiza-se sob a ótica das idéias de alguns pensadores representativos da Filosofia das Ciências, por serem estas idéias importantes para a compreensão de como se desenvolveu e tem se desenvolvido o pensamento científico em nossa sociedade. O presente artigo sugere o uso de desenhos animados como alternativa para motivar debates que privilegiem a construção do conhecimento científico com base em um universo familiar ao estudante.

Palavras-chave : Visões de Ciência; Desenhos Animados; Ensino de Ciências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )