SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número03Desenvolvimento de habilidades no ensino de ciências e o processo de avaliação: análise da coerênciaA biologia em obras infantis de Monteiro Lobato: modulações literárias, científicas e culturais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

FERNANDEZ, Patrícia Martins  e  SILVA, Denise Oliveira e. Descrição das noções conceituais sobre os grupos alimentares por professores de 1ª a 4ª série: a necessidade de atualização dos conceitos. Ciência educ. [online]. 2008, vol.14, n.03, pp.451-466. ISSN 1516-7313.

Com base na realização de entrevistas individuais com professores de 1ª a 4ª séries em uma amostra de escolas públicas e privadas no Distrito Federal, procurou-se apontar a atualização da classificação dos grupos alimentares segundo exemplos e funções, além da execução de atividades de nutrição e fontes de informação consultadas pelos educadores. Os resultados mostraram associação do consumo dos alimentos energéticos e energéticos extras com uma alimentação inadequada, ao passo que os alimentos construtores e reguladores são identificados como prioritários na alimentação diária. Os livros didáticos destacaram-se como a principal fonte de informação e, em menor destaque, os manuais técnicos de alimentação e profissionais de saúde. Conclui-se que as ações educativas em nutrição precisam ser subsidiadas por professores bem formados e atualizados, além da revisão dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) na perspectiva de um ensino interdisciplinar e intersetorial em alimentação na escola.

Palavras-chave : Professores de 1ª a 4ª Séries; Grupos Alimentares; Fontes de Informação; Ensino Interdisciplinary e Intersetorial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )