SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número03A biologia em obras infantis de Monteiro Lobato: modulações literárias, científicas e culturaisSubsídios para o uso da história das ciências no ensino: exemplos extraídos das geociências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

CORREIA, Paulo Rogério Miranda; DONNER JR., John W. A.  e  INFANTE-MALACHIAS, Maria Elena. Mapeamento conceitual como estratégia para romper fronteiras disciplinares: a isomeria nos sistemas biológicos. Ciência educ. [online]. 2008, vol.14, n.03, pp.483-495. ISSN 1516-7313.

O mapeamento conceitual foi utilizado como uma ferramenta para verificar as mudanças conceituais de estudantes de Ensino Médio após a realização de atividades didáticas desenvolvidas durante as aulas de Química. O objetivo pedagógico a ser atingido foi romper as fronteiras que segregam o conhecimento científico em disciplinas isoladas. Os estudantes foram intencionalmente provocados a relacionar conceitos de Química e de Biologia, a fim de compreender melhor e explicar as conseqüências biológicas da isomeria. Os mapas conceituais elaborados pelos estudantes, antes e após as atividades propostas, evidenciaram o aparecimento de relações entre conceitos químicos e biológicos, que foram avaliadas qualitativamente. Este trabalho mostra que os mapas conceituais podem ser utilizados como ferramentas para auxiliar o professor na realização de práticas didáticas interdisciplinares na escola, bem como para acompanhar o progresso dos estudantes em direção à interdisciplinaridade.

Palavras-chave : Mapeamento Conceitual; Interdisciplinaridade; Isomeria; Bioquímica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )