SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número03Mapeamento conceitual como estratégia para romper fronteiras disciplinares: a isomeria nos sistemas biológicosA marca química da doutrina natural e espiritual de James Hutton índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

SILVA, Clarete Paranhos da; FIGUEIROA, Silvia Fernanda de Mendonça; NEWERLA, Vivian Branco  e  MENDES, Maria Izabel Porazza. Subsídios para o uso da história das ciências no ensino: exemplos extraídos das geociências. Ciência educ. [online]. 2008, vol.14, n.03, pp.497-517. ISSN 1516-7313.

Este artigo discute a relevância da utilização da História das Ciências no ensino de diferentes disciplinas, a saber: História, Língua Portuguesa, Ciências e Matemática. Apresenta exemplos desta integração, baseados em pesquisas de mestrado e/ou doutorado. É nossa intenção reforçar a percepção da importância, em todos os níveis de ensino, da História das Ciências, entendida como uma história que apresenta a ciência em toda a sua historicidade, como uma prática social e cultural realizada por seres humanos imersos numa cultura, pois, dentro de nosso marco teórico, a ciência é uma prática sociocultural. Assim sendo, a História das Ciências contribui para a conscientização sobre o funcionamento da investigação científica - assim como suas apropriações tecnológicas -, e para o questionamento da transmissão dogmática de conhecimentos.

Palavras-chave : História das Ciências; Geociências; Interdisciplinaridade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )