SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número03Explorando a bacia hidrográfica na escola: contribuições à educação ambientalConstrução coletiva de uma trilha ecológica no cerrado: pesquisa participativa em educação ambiental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

LINHARES, Marília Paixão  e  REIS, Ernesto Macedo. Estudos de caso como estratégia de ensino na formação de professores de física. Ciência educ. [online]. 2008, vol.14, n.03, pp.555-574. ISSN 1516-7313.

O estudo é parte de um projeto de pesquisa que investiga estratégias para a formação de professores de ciência apoiada em um ambiente virtual de aprendizagem. O artigo descreve a estrutura de uma proposta curricular adotada num curso de licenciatura em Física, baseada na ideia de aprendizagem como construção de conhecimentos e na necessidade de transformar o pensamento espontâneo do professor sobre docência. Analisa parte dos resultados obtidos da aplicação desta proposta em que Estudos de Caso foram adotados como estratégia para a promoção do desenvolvimento profissional docente, orientado por atividades de investigação desenvolvidas em torno de problemas curriculares. A análise das concepções dos futuros professores indica que, a partir da reflexão sobre problemas da prática docente, os licenciandos se apropriam dos conhecimentos teóricos disponíveis e modificam suas concepções iniciais sobre conteúdos didáticos, metodologia e ambiente de trabalho.

Palavras-chave : Atividades de Investigação; Ambiente Virtual de Aprendizagem; Estudos de Caso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )