SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número03Construção coletiva de uma trilha ecológica no cerrado: pesquisa participativa em educação ambientalAs contribuições a partir do olhar atento: estudos do meio e a educação para a vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

ROSA, Luciene Gonçalves; LEITE, Valderi Duarte  e  SILVA, Monica Maria Pereira da. O currículo de uma escola de formação pedagógica e a dimensão ambiental: dilemas entre teoria e práxis. Ciência educ. [online]. 2008, vol.14, n.03, pp.583-599. ISSN 1516-7313.

O artigo trata da análise do currículo de uma Escola de formação Inicial, de nível médio, com relação à dimensão ambiental, considerando a necessidade de inserir a discussão das questões ambientais na formação de educadores como prescrito na Política Nacional de Educação Ambiental, que tem como prioridade gerar reflexão e contribuir para uma melhor compreensão do Ambiente e de suas inter-relações e interdependência. Para esse estudo, foi utilizado a técnica da análise de conteúdos, dentre outras. Os resultados refletem a necessidade de se trabalhar a temática ambiental, com enfoque interdisciplinar e transdisciplinar e de Formação continuada para os profissionais da educação.

Palavras-chave : Formação Inicial; Currículo; Dimensão Ambiental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )