SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número03O currículo de uma escola de formação pedagógica e a dimensão ambiental: dilemas entre teoria e práxis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

LESTINGE, Sandra  e  SORRENTINO, Marcos. As contribuições a partir do olhar atento: estudos do meio e a educação para a vida. Ciência educ. [online]. 2008, vol.14, n.03, pp.601-619. ISSN 1516-7313.

O presente artigo tem por finalidade apresentar alguns autores que dão ênfase à utilização de atividades de campo dirigidas, realizadas em ambiente extraclasse, aqui denominadas de estudos do meio; contextualizando-as, criticamente, como possível contribuição frente à crise de percepção vivida na contemporaneidade. Apesar de não estar restrito apenas à comunidade escolar ou ao ensino formal, é como recurso didático que o estudo do meio é valorizado, devido aos resultados expressivos - pois imprime qualidade - nas relações de ensino-aprendizagem, interpessoais e intrapessoais. A percepção sobre o cotidiano, a realidade social, cultural, histórica, do meio físico e natural foi e ainda é fundamental no processo de formação do cidadão emancipado e compromissado; e, deve ser uma prática constante para nortear as sociedades da “era do conhecimento” rumo à construção de saberes para a sustentabilidade socioambiental e melhoria da qualidade de vida.

Palavras-chave : Ensino-Aprendizagem; Educação Ambiental; Percepção; Estudo do Meio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )