SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número01Aprendizaje escolar y obstáculos: Estudio de caso de una profesora de ciencias de secundariaArgumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

SILVA, Glauco dos Santos Ferreira da  e  VILLANI, Alberto. Grupos de aprendizagem nas aulas de física: as interações entre professor e alunos. Ciência educ. [online]. 2009, vol.15, n.01, pp.21-46. ISSN 1516-7313.

Em nosso trabalho buscamos entender a dinâmica que se estabelece na sala de aula quando são introduzidas atividades de grupos, analisando o processo grupal e sua relação com o ensino-aprendizagem da Física. Por isso, optamos por um estudo das relações estabelecidas no grupo entre os seus membros (alunos e professor) e das estratégias criadas em conjunto para a resolução da atividade. Como referencial teórico, utilizamos as concepções de grupo operativo de Pichon-Rivière, que focaliza a tarefa do grupo e o vínculo entre os membros como elementos essenciais do desenvolvimento grupal. O nosso trabalho consistiu em uma análise diacrônica e sincrônica das interações dos alunos de um dos grupos que compunha a classe em duas aulas diferentes: a primeira antes de uma intervenção institucional do professor, que atribuiu funções para cada um dos membros do grupo; e a segunda depois desta intervenção.

Palavras-chave : Ensino de Física; Grupo Operativo; Interação Professor-Aluno.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )