SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue01Grupos de aprendizagem nas aulas de física: as interações entre professor e alunosConstruindo a linguagem gráfica em uma aula experimental de física author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

ASSIS, Alice  and  TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl. Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise. Ciência educ. [online]. 2009, vol.15, n.01, pp.47-60. ISSN 1516-7313.

Este trabalho trata da interação entre professor e alunos mediante a utilização do texto paradidático intitulado “Nosso Universo” em aulas de Física, em uma sala de Educação de Jovens e Adultos. Neste artigo é analisado um episódio que articula Ciência, Tecnologia e Sociedade aos aspectos ambientais. Esse episódio aborda o problema do efeito estufa, do buraco na camada de ozônio e da escassez da água. Para a análise, foram elaboradas categorias referentes às argumentações discentes e docente. Os resultados envolvendo o tripé professor/aluno/texto apontam que tais interações propiciaram a motivação e a formação do aluno enquanto indivíduo crítico e reflexivo, em condições de argumentar e atuar criticamente em seu meio social.

Keywords : Leitura e Ensino; Textos Alternativos; entações Discente e Docente; Aspectos Ambientais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )