SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número01Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análiseEducação problematizadora a distância para a inserção de temas contemporâneos na formação docente: uma introdução à Teoria do Caos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

CARMO, Alex Bellucco do  e  CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Construindo a linguagem gráfica em uma aula experimental de física. Ciência educ. [online]. 2009, vol.15, n.01, pp.61-84. ISSN 1516-7313.

Analisa-se a construção da linguagem gráfica em uma sequência de aulas sobre calor e temperatura, inserida em um laboratório investigativo. A pesquisa foi desenvolvida a partir de filmagens em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de escola pública da rede estadual de ensino de São Paulo. Destaca-se o papel do professor na medida em que ele articula as linguagens à sua disposição (oral, escrita, representações visuais entre outras), pelos processos de cooperação e especialização, com o objetivo de traduzir a linguagem coloquial e fenomenológica em linguagem científica, ressaltando as características tipológicas e topológicas de cada linguagem, tornando o fenômeno visível ou transparente no gráfico e vice-versa aos olhos dos estudantes. Com isso, contorna-se o mecanicismo matemático das aulas tradicionais de física, em que a linguagem matemática torna-se um obstáculo à aprendizagem dos conceitos físicos, no lugar de ser uma forma de estruturar e interpretar os fenômenos naturais.

Palavras-chave : Ensino de Ciências; Laboratório; Linguagens e Matemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )