SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue01Construindo a linguagem gráfica em uma aula experimental de físicaA formação do professor de matemática e o trabalho com projetos na escola author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

FERRARI, Paulo Celso; ANGOTTI, José André Peres  and  TRAGTENBERG, Marcelo Henrique Romano. Educação problematizadora a distância para a inserção de temas contemporâneos na formação docente: uma introdução à Teoria do Caos. Ciência educ. [online]. 2009, vol.15, n.01, pp.85-104. ISSN 1516-7313.

Neste artigo descrevemos um estudo de caso envolvendo a elaboração e aplicação de um mini-curso, na modalidade a distância, sobre o tema Caos em Sistemas Dinâmicos, para a formação de professores. O processo de elaboração do mini-curso foi inspirado no conceito de investigação temática, de Freire, o método de execução foi o dos três momentos pedagógicos, de Delizoicov e Angotti. Utilizamos o ambiente virtual Moodle como mediação tecnológica de educação a distância. Concluímos que a inserção de temas contemporâneos na formação de professores mediada por tecnologia pode ter caráter problematizador. Para tanto, depende da colaboração entre especialistas da área específica e pedagógica na escolha do conteúdo científico e metodologias de ensino, da participação dos futuros professores na co-autoria do material didático e de um ambiente virtual de aprendizagem.

Keywords : Educação Problematizadora; Educação a Distância; Teoria do Caos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )