SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue01Educação problematizadora a distância para a inserção de temas contemporâneos na formação docente: uma introdução à Teoria do CaosResultados del Examen de Ubicación de Matemáticas (EXUMAT 2.0) en la Facultad de Ingeniería Ensenada de da UABC author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

CATTAI, Maria Dirlene da Silva  and  PENTEADO, Miriam Godoy. A formação do professor de matemática e o trabalho com projetos na escola. Ciência educ. [online]. 2009, vol.15, n.01, pp.105-120. ISSN 1516-7313.

O objetivo do presente texto é apresentar os resultados de uma pesquisa que procurou discutir a formação dos professores de Matemática que trabalham com projetos e documentar a maneira da implementação dessa proposta na escola. Os dados são provenientes de entrevistas com dez professores de Matemática, os quais atuam no Ensino Fundamental ou Médio. Seus relatos possibilitam identificar três formas diferentes de trabalhos com projetos: i) individualmente e por iniciativa própria; ii) por sugestão da escola, de forma fragmentada; iii) coletivamente. Não há indícios de que a formação inicial desses professores os tenha influenciado a trabalhar com projetos. Esse preparo foi construído ao longo de suas carreiras, através da participação em cursos de formação continuada, da experiência com a prática e das interferências de suas características pessoais.

Keywords : Trabalho com Projetos; Formação de Professores de Matemática; Trabalho Docente; Educação Matemática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )