SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número01Educação problematizadora a distância para a inserção de temas contemporâneos na formação docente: uma introdução à Teoria do CaosResultados del Examen de Ubicación de Matemáticas (EXUMAT 2.0) en la Facultad de Ingeniería Ensenada de da UABC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

CATTAI, Maria Dirlene da Silva  e  PENTEADO, Miriam Godoy. A formação do professor de matemática e o trabalho com projetos na escola. Ciência educ. [online]. 2009, vol.15, n.01, pp.105-120. ISSN 1516-7313.

O objetivo do presente texto é apresentar os resultados de uma pesquisa que procurou discutir a formação dos professores de Matemática que trabalham com projetos e documentar a maneira da implementação dessa proposta na escola. Os dados são provenientes de entrevistas com dez professores de Matemática, os quais atuam no Ensino Fundamental ou Médio. Seus relatos possibilitam identificar três formas diferentes de trabalhos com projetos: i) individualmente e por iniciativa própria; ii) por sugestão da escola, de forma fragmentada; iii) coletivamente. Não há indícios de que a formação inicial desses professores os tenha influenciado a trabalhar com projetos. Esse preparo foi construído ao longo de suas carreiras, através da participação em cursos de formação continuada, da experiência com a prática e das interferências de suas características pessoais.

Palavras-chave : Trabalho com Projetos; Formação de Professores de Matemática; Trabalho Docente; Educação Matemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )