SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número01Resultados del Examen de Ubicación de Matemáticas (EXUMAT 2.0) en la Facultad de Ingeniería Ensenada de da UABCVarenius e o conhecimento matemático do século XVII índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

LEITE, Maria Beatriz Ferreira; FERREIRA, Denise Helena Lombardo  e  SCRICH, Cintia Rigão. Explorando conteúdos matemáticos a partir de temas ambientais. Ciência educ. [online]. 2009, vol.15, n.01, pp.129-138. ISSN 1516-7313.

A Educação Ambiental constitui um processo educativo, cuja finalidade é desenvolver instrumentos pedagógicos e ampliar a prática educativa para que o homem viva em harmonia com o meio ambiente. A Modelagem Matemática é uma estratégia de ensino e aprendizagem, na qual os alunos transformam situações da realidade em modelos matemáticos por meio da investigação, ação e validação, abordando problemas que estão relacionados ao cotidiano. A Modelagem possibilita a aprendizagem de conteúdos matemáticos aplicados em outras ciências, onde a Matemática é aprendida e entendida como um instrumento para a compreensão e possível modificação da realidade. Assim, os modelos matemáticos podem constituir uma ferramenta útil na conscientização do indivíduo enquanto sujeito da sua própria ação. Neste trabalho os temas abordados são: crescimento de peixes, poluição do ar e agrotóxicos.

Palavras-chave : Modelagem Matemática; Ensino e Aprendizagem; Educação Ambiental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )