SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número01Varenius e o conhecimento matemático do século XVIIAtribuição de significados biológicos às variáveis da equação logística: uma aplicação do cálculo nas ciências biológicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

BRANDO, Fernanda da Rocha  y  CALDEIRA, Ana Maria de Andrade. Investigação sobre a identidade profissional em alunos de licenciatura em ciências biológicas. Ciência educ. [online]. 2009, vol.15, n.01, pp.155-173. ISSN 1516-7313.

A presente pesquisa apresenta as perspectivas de atuação profissional de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado de São Paulo. Por meio de entrevistas semiestruturadas, levantamos as expectativas desses alunos em relação ao curso que frequentam e qual identidade construíram como parte do imaginário que compõe o ethos. Verificamos que o curso de licenciatura pesquisado pouco contribui para a construção de uma identificação dos alunos com a profissão de professor de Biologia e/ou Ciências e, apesar de constituir-se em um curso de formação para tal, acentua a construção da imagem do cientista- pesquisador nas áreas básicas da Biologia.

Palabras clave : Formação Inicial de Professores de Biologia; Identidade Profissional; Semiótica Peirceana.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )