SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número01Investigação sobre a identidade profissional em alunos de licenciatura em ciências biológicasA intermediação da noção de probabilidade na construção de conceitos relacionados à cinética química índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

KATO, Lilian Akemi  e  BELLINI, Marta. Atribuição de significados biológicos às variáveis da equação logística: uma aplicação do cálculo nas ciências biológicas. Ciência educ. [online]. 2009, vol.15, n.01, pp.175-188. ISSN 1516-7313.

Este artigo apresenta, como objetivo principal, uma proposta metodológica para o ensino do Cálculo nos cursos de Ciências Biológicas, que privilegia a atribuição de significados biológicos às variáveis e parâmetros que aparecem nos modelos matemáticos no estudo de dinâmica de populações. Utilizou-se, neste estudo, a equação logística como modelo matemático que caracteriza diversos tipos de crescimento populacional, além de apresentar outras complexidades do fenômeno biológico que podem ser melhor caracterizadas e explicadas por meio dos conceitos matemáticos relacionados ao Cálculo Diferencial. Entende-se que estas relações do Cálculo com as Ciências Biológicas contribuem para a compreensão de fenômenos biológicos complexos que podem ser explicados por equações matemáticas bastante simples.

Palavras-chave : Cálculo; Ciências Biológicas; Equação Diferencial; Equação Logística.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )