SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número02A construção do conhecimento em diferentes perspectivas: contribuições de um diálogo entre Bachelard e VigotskiLa argumentación en la comunidad científica y en la formación de profesores de física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

RUFATTO, Carlos Alberto  e  CARNEIRO, Marcelo Carbone. A concepção de ciência de Popper e o ensino de ciências. Ciência educ. [online]. 2009, vol.15, n.02, pp.269-289. ISSN 1516-7313.

Procurou-se identificar as consequências mais importantes da concepção de ciência de Popper, que deu origem a um rico debate na Filosofia das Ciências, para o Ensino de Ciências. O acompanhamento deste debate permite perceber a riqueza do processo científico, reconhecendo as contribuições daqueles que debateram com Popper; bem como a importância dos aspectos da ciência que Popper valorizou e procurou preservar. As críticas e os debates em torno das abordagens de mudança conceitual contribuíram para a percepção da riqueza e complexidade desse processo. Quando considerados os objetivos institucionais das escolas e as expectativas sociais em torno da compreensão adequada e da procura de superação dos paradigmas vigentes a manutenção de certos aspectos, inerentes ao processo de mudança conceitual, pode se mostrar relevante. Neste sentido, a obra de Popper pode oferecer importante apoio para valorizar aspectos racionais que poderiam presidir o processo de aprender Ciências.

Palavras-chave : Filosofia da Ciência; Epistemologia Popperiana; Escolha e Debate Racional; Mudança Conceitual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )