SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número02La argumentación en la comunidad científica y en la formación de profesores de físicaA teoria ondulatória de Huygens em livros didáticos para cursos superiores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

REZENDE JUNIOR, Mikael Frank  y  CRUZ, Frederico Firmo de Souza. Física moderna e contemporânea na formação de licenciandos em física: necessidades, conflitos e perspectivas. Ciência educ. [online]. 2009, vol.15, n.02, pp.305-321. ISSN 1516-7313.

O presente artigo tem como objetivo promover uma discussão sobre as perspectivas de licenciandos em Física quanto à introdução de tópicos e temas de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, contrapondo a formação inicial desses licenciandos e a realidade escolar vivida por eles enquanto estagiários e/ou docentes. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas em três instituições públicas de Ensino Superior, duas no estado de Santa Catarina e uma no estado de Minas Gerais, entre os anos de 2002 a 2007. Os resultados deste trabalho sugerem a ampliação da discussão sobre a inserção de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, sobretudo no âmbito da formação inicial no que tange à transposição de conteúdos e metodologias do Ensino Superior para a escola básica.

Palabras clave : Física Moderna e Contemporânea; Formação de Professores de Física; Ensino Médio.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )