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Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

ZULIANI, Silvia Regina Quijadas Aro  e  HARTWIG, Dácio Rodney. A influência dos processos que buscam a autoformação: uma leitura através da fenomenologia e da semiótica social. Ciência educ. [online]. 2009, vol.15, n.02, pp.359-382. ISSN 1516-7313.

Os Estágios Supervisionados são disciplinas integradoras entre o conhecimento específico e os conhecimentos pedagógicos. Neste trabalho, apresentamos resultados de uma pesquisa realizada com Licenciandos em Química utilizando a Metodologia Investigativa. O objetivo foi buscar as percepções dos sujeitos a respeito da própria aprendizagem e sua transferência ao processo de ensino. Utilizou-se o referencial proposto pela Fenomenologia e Semiótica Social para a análise dos dados. Confirmaram-se o potencial da metodologia no desenvolvimento metacognitivo dos sujeitos e na evolução de suas concepções. Estes valorizam a construção de estratégias de aprendizagem como um processo pessoal e profissional. A reflexão levou-os a reconhecer a complementaridade entre ensinar e aprender, como processos indissociáveis, e geradores de conhecimentos aplicáveis à atividade profissional.

Palavras-chave : Prática de Ensino de Química; Metodologia Investigativa; Desenvolvimento Metacognitivo; Fenomenologia; Formação de Professores.

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