SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número02A influência dos processos que buscam a autoformação: uma leitura através da fenomenologia e da semiótica socialO ensino de ecologia e a experiência estética no ambiente natural: considerações preliminares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

CERATI, Tania Maria  y  LAZARINI, Rosmari Aparecida de Morais. A pesquisa-ação em educação ambiental: uma experiência no entorno de uma unidade de conservação urbana. Ciência educ. [online]. 2009, vol.15, n.02, pp.383-392. ISSN 1516-7313.

O Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), localizado no município de São Paulo, sofre inúmeros impactos ambientais que comprometem a conservação deste importante remanescente de Mata Atlântica. O presente trabalho apresenta a construção de um projeto de Educação Ambiental utilizando a metodologia da pesquisa-ação que teve como objetivo sensibilizar a comunidade do entorno sobre a importância da conservação dessa área. Desenvolvido em uma escola pública, contou com a participação de 29 professores e novecentos alunos. Os resultados mostram que, por meio da socialização do conhecimento científico, foram inseridas, no cotidiano escolar, discussões sobre a importância da manutenção do PEFI, o que contribuiu não só para o desenvolvimento socioambiental da comunidade, como também para a melhoria da qualidade do ensino.

Palabras clave : Educação Ambiental; Pesquisa-Ação; Unidades de Conservação; Capacitação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )