SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue02O ensino de ecologia e a experiência estética no ambiente natural: considerações preliminaresPercepções de professores de ensino superior sobre a literatura de divulgação científica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade  and  CORREA, Júlio Faria. Reflexões sobre a constituição de uma história orientada para a formação inicial de professores de matemática. Ciência educ. [online]. 2009, vol.15, n.02, pp.413-424. ISSN 1516-7313.

Relatam-se algumas reflexões sobre a participação da história na formação inicial de professores de Matemática, produto de uma investigação que teve como objetivo constituir uma história sobre alguns métodos de determinação de áreas, particularmente de alguns trabalhos sobre a quadratura de figuras planas, orientada para a educação matemática de futuros professores de Matemática. Na constituição dessa história utilizamos a perspectiva de uma História Pedagogicamente Vetorizada proposta por Miguel e Miorim. Neste texto, apresentamos questões problematizadoras e reflexões sobre a cultura matemática na qual foram construídos esses métodos, que podem evidenciar múltiplas dimensões da Matemática, tirando-a de seu suposto isolamento das demais práticas sociais que participam da constituição dessa cultura matemática.

Keywords : História na Educação Matemática; Formação Inicial de Professores de Matemática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )