SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número02O ensino de ecologia e a experiência estética no ambiente natural: considerações preliminaresPercepções de professores de ensino superior sobre a literatura de divulgação científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade  e  CORREA, Júlio Faria. Reflexões sobre a constituição de uma história orientada para a formação inicial de professores de matemática. Ciência educ. [online]. 2009, vol.15, n.02, pp.413-424. ISSN 1516-7313.

Relatam-se algumas reflexões sobre a participação da história na formação inicial de professores de Matemática, produto de uma investigação que teve como objetivo constituir uma história sobre alguns métodos de determinação de áreas, particularmente de alguns trabalhos sobre a quadratura de figuras planas, orientada para a educação matemática de futuros professores de Matemática. Na constituição dessa história utilizamos a perspectiva de uma História Pedagogicamente Vetorizada proposta por Miguel e Miorim. Neste texto, apresentamos questões problematizadoras e reflexões sobre a cultura matemática na qual foram construídos esses métodos, que podem evidenciar múltiplas dimensões da Matemática, tirando-a de seu suposto isolamento das demais práticas sociais que participam da constituição dessa cultura matemática.

Palavras-chave : História na Educação Matemática; Formação Inicial de Professores de Matemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )