SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número03Apropriação discursiva do tema ‘interdisciplinaridade’ por professores e licenciandos em fórum eletrônico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

VIEIRA, Rodrigo Drumond  e  NASCIMENTO, Silvania Sousa do. Uma visão integrada dos procedimentos discursivos didáticos de um formador em situações argumentativas de sala de aula. Ciência educ. [online]. 2009, vol.15, n.03, pp.443-457. ISSN 1516-7313.

Neste artigo, com base em uma pesquisa concluída de pós-graduação, de cunho etnográfico, realizada num contexto de formação inicial de professores de física, examinamos e discutimos o escopo de um conjunto de Procedimentos Discursivos Didáticos (PDD) que um professor formador experiente utiliza para gerenciar situações argumentativas de sala de aula. Com isso, procuramos demonstrar a característica exemplar desses Procedimentos e a forma específica de sua repercussão no discurso argumentativo, tanto na sua fase de abertura quanto no seu desenvolvimento e fechamento. Por fim, sugerimos a necessidade de ampliação de pesquisas que colaborem para a construção de um quadro de Procedimentos Discursivos Didáticos e a sua integração em estruturas relacionais de modo a estabelecer referências para os professores em situações argumentativas de sala de aula.

Palavras-chave : Formação de Professores de Física; Interações Discursivas; Argumentação; Procedimentos Discursivos Didáticos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )