SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número03Uma visão integrada dos procedimentos discursivos didáticos de um formador em situações argumentativas de sala de aulaProfessor pesquisador: o caso Rosa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

REZENDE, Flavia  e  QUEIROZ, Glória Regina Pessôa Campello. Apropriação discursiva do tema ‘interdisciplinaridade’ por professores e licenciandos em fórum eletrônico. Ciência educ. [online]. 2009, vol.15, n.03, pp.459-478. ISSN 1516-7313.

O contexto deste estudo é um projeto de formação docente que integrou formadores da Universidade, licenciandos em Física e professores de várias disciplinas da escola pública, e que teve como objetivo engajar licenciandos e professores na implementação de um projeto pedagógico interdisciplinar nas escolas. A atividade analisada neste trabalho, parte desse processo, consistiu em um curso no ambiente virtual InterAge e teve como objetivo a solução de uma situação-problema similar à vivenciada nas escolas, com apoio da discussão on-line de textos sobre interdisciplinaridade e a orientação de uma tutora. No presente estudo, analisamos o processo de apropriação discursiva do tema ‘interdisciplinaridade’ pelos participantes do fórum de discussão. A construção de significados relacionados aos textos variou entre apropriações teóricas, teórico-práticas e exclusivamente práticas. A observação de resistência ao discurso teórico indicou a necessidade de se problematizar a apropriação, por licenciandos, de resultados da pesquisa em Educação em Ciências na formação profissional.

Palavras-chave : Construção de Significados; Interações On-Line; Interdisciplinaridade; Formação de Professores de Ciências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )