SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número03Apropriação discursiva do tema ‘interdisciplinaridade’ por professores e licenciandos em fórum eletrônico“Sustancia” en el devenir la quimica: dime cómo te buscan y te diré que eres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

VILLANI, Alberto; FREITAS, Denise de  e  BRASILIS, Rosa. Professor pesquisador: o caso Rosa. Ciência educ. [online]. 2009, vol.15, n.03, pp.479-496. ISSN 1516-7313.

Este trabalho aborda o caso de uma professora de Biologia do Ensino Médio que teve, como foco de investigação, sua própria prática docente, e analisa as condições que permitiram o acoplamento da pesquisa com a docência. A prática da professora foi registrada com gravações audiovisuais e com a elaboração de um diário de bordo pessoal. As leituras dos registros, referenciadas nos princípios do contrato didático e nos pressupostos do diagnóstico pedagógico, revelam-nos algumas das ações e reações da professora e dos alunos em momentos de sua prática pedagógica. Os desenvolvimentos da pesquisa e da docência puderam avançar de maneira colaborativa graças ao esforço e à vontade persistente da pesquisadora em utilizar uma metodologia de pesquisa capaz de incorporar tanto aspectos objetivos quanto subjetivos referentes à prática docente.

Palavras-chave : Professor-Pesquisador; Subjetividade; Metodologia de Pesquisa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )