SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número03“Sustancia” en el devenir la quimica: dime cómo te buscan y te diré que eresA influência de uma abordagem contextual sobre as concepções acerca da natureza da ciência de estudantes de física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

SILVA, Alcina Maria Testa Braz da  e  MAZZOTTI, Tarso Bonilha. A física pelos professores de física: a contribuição da teoria das representações sociais. Ciência educ. [online]. 2009, vol.15, n.03, pp.515-528. ISSN 1516-7313.

A perspectiva da Psicologia Social, sob o enfoque da teoria das representações sociais, apresenta outro olhar para a discussão sobre as concepções alternativas dos estudantes. Neste intuito, retomo a análise dos principais resultados de uma pesquisa realizada no ano de 1996, na qual se identificaram os elementos que constituem o campo da representação do objeto social ciência física pelos professores que ministram essa disciplina no Ensino Médio. Na pesquisa foram realizadas 66 entrevistas semiestruturadas com professores de 17 escolas públicas na cidade do Rio de Janeiro. O referencial teórico/metodológico utilizado foi a análise categorial temática, com o suporte do programa de documentação de texto Data Collector (para HyperCard, Macintosh) e da abordagem das representações sociais. Os resultados apontaram a presença de dois polos de representação: i) realismo crítico, apoiado na visão contemporânea das ciências, ii) realismo ingênuo, correspondente à maioria dos entrevistados, sustentado em idéias intuitivas.

Palavras-chave : Ensino de Física; Concepções Prévias; Representações Sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )