SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue03A influência de uma abordagem contextual sobre as concepções acerca da natureza da ciência de estudantes de físicaValidação da escala de atitudes de professores de estatística em relação à estatística no ensino superior no Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

MONTEIRO, Maria Amélia; NARDI, Roberto  and  BASTOS FILHO, Jenner Barretto. A sistemática incompreensão da teoria quântica e as dificuldades dos professores na introdução da física moderna e contemporânea no ensino médio. Ciência educ. [online]. 2009, vol.15, n.03, pp.557-580. ISSN 1516-7313.

O objetivo desta pesquisa é avaliar a proposta de introdução da Física Moderna e Contemporânea no Nível Médio da Educação Básica. Parte-se do pressuposto de que os professores assumem, às vezes até subconscientemente, que a teoria base da FMC é incompreensível. Investigamos, em 2007, os discursos de cinco professores de Física de um município da região Nordeste, visando compreender as possibilidades desses professores introduzirem a FMC em suas aulas de Física e em que medida estas possibilidades estão associadas às suas formações profissionais. Para a construção e análises dos discursos pautamo-nos na Análise de Discurso Francesa e em referenciais da Teoria Crítica da Educação. Constatamos que apesar de atribuírem papel relevante à introdução da FMC no Nível Médio, os professores não estão encarando este desafio.

Keywords : Ensino de Física; Ensino da Física Moderna e Contemporânea; Formação de Professores de Física; Teoria Crítica Educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )