SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número03A influência de uma abordagem contextual sobre as concepções acerca da natureza da ciência de estudantes de físicaValidação da escala de atitudes de professores de estatística em relação à estatística no ensino superior no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

MONTEIRO, Maria Amélia; NARDI, Roberto  e  BASTOS FILHO, Jenner Barretto. A sistemática incompreensão da teoria quântica e as dificuldades dos professores na introdução da física moderna e contemporânea no ensino médio. Ciência educ. [online]. 2009, vol.15, n.03, pp.557-580. ISSN 1516-7313.

O objetivo desta pesquisa é avaliar a proposta de introdução da Física Moderna e Contemporânea no Nível Médio da Educação Básica. Parte-se do pressuposto de que os professores assumem, às vezes até subconscientemente, que a teoria base da FMC é incompreensível. Investigamos, em 2007, os discursos de cinco professores de Física de um município da região Nordeste, visando compreender as possibilidades desses professores introduzirem a FMC em suas aulas de Física e em que medida estas possibilidades estão associadas às suas formações profissionais. Para a construção e análises dos discursos pautamo-nos na Análise de Discurso Francesa e em referenciais da Teoria Crítica da Educação. Constatamos que apesar de atribuírem papel relevante à introdução da FMC no Nível Médio, os professores não estão encarando este desafio.

Palavras-chave : Ensino de Física; Ensino da Física Moderna e Contemporânea; Formação de Professores de Física; Teoria Crítica Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )