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Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

OLIVEIRA JUNIOR, Ailton Paulo de  e  MORAIS, José Fausto de. Validação da escala de atitudes de professores de estatística em relação à estatística no ensino superior no Brasil. Ciência educ. [online]. 2009, vol.15, n.03, pp.581-591. ISSN 1516-7313.

O presente estudo destinou-se à construção e validação de uma escala de atitudes de professores de Estatística em relação à Estatística em cursos de Graduação no Brasil. A validação da Escala de Atitudes de professores de Estatística em relação à Estatística (EAPE) contou com uma amostra de 87 professores de sete estados brasileiros (Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais), de instituições de Ensino Superior públicas e privadas. Foi realizada análise fatorial experimental para a verificação da dimensionalidade da EAPE, sendo a solução de quatro fatores considerada a mais adequada. Os fatores extraídos foram denominados cognitivo, educativo, afetivo/social e de conduta, com alfas de Cronbach de 0,65; 0,68; 0,51 e 0,63, respectivamente. A escala geral apresentou uma consistência interna de 0,76.

Palavras-chave : Validade; Atitude; Estatística.

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