SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número03Construir com os professores do 2º ciclo práticas letivas inovadoras: um projeto de pesquisa sobre o ensino do tema curricular ‘alimentação humana’Concepções de educação em pesquisas sobre materiais informatizados para o ensino de ciências e de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

MANO, Sonia Maria Figueira; GOUVEIA, Fabio Castro  e  SCHALL, Virgínia Torres. “Amor e sexo: mitos, verdades e fantasias”: jovens avaliam potencial de material multimídia educativo em saúde. Ciência educ. [online]. 2009, vol.15, n.03, pp.647-658. ISSN 1516-7313.

A educação sexual na escola é prática defendida e prescrita pelo Ministério da Educação nos Parâmetros Curriculares Nacionais como eixo transversal ao currículo. O tema é complexo e a proposta expressa demandas específicas, como a formação dos professores e materiais educativos adequados. O Museu da Vida, COC/Fiocruz, desenvolveu o multimídia “Amor e sexo: mitos, verdades e fantasias” e, neste artigo, apresenta a avaliação efetuada por 36 alunos do Ensino Médio de escolas públicas do Rio de Janeiro sobre o produto. A avaliação permitiu identificar o multimídia como recurso educativo capaz de promover o tema sexualidade em situações de aprendizagem. Um recurso do multimídia, denominado Caderno de Perguntas, mostrou-se como espaço de interlocução entre os jovens, permitindo troca anônima de dúvidas e ideias, e alimentando um banco de dados que permite aos professores e pesquisadores conhecerem melhor o pensamento dos adolescentes.

Palavras-chave : Tecnologia da Educação; Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação; Educação em Saúde; Sexualidade; Adolescência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )