SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número03“Amor e sexo: mitos, verdades e fantasias”: jovens avaliam potencial de material multimídia educativo em saúdeCiência, tecnologia e suas relações sociais: a percepção de geradores de tecnologia e suas implicações na educação tecnológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

RAMOS, Paula  e  STRUCHINER, Miriam. Concepções de educação em pesquisas sobre materiais informatizados para o ensino de ciências e de saúde. Ciência educ. [online]. 2009, vol.15, n.03, pp.659-679. ISSN 1516-7313.

Discute-se o papel da reflexão teórico-pedagógica em pesquisas acadêmicas sobre desenvolvimento de materiais educacionais informatizados para o ensino de ciências naturais e da saúde. Nosso objetivo foi: (a) identificar as concepções teóricas de educação presentes em cinco dissertações e uma tese, apoiadas pelo Programa de Apoio à Pesquisa em Educação a Distância (PAPED), que apresentaram como objetivo o desenvolvimento de materiais de aprendizagem baseados em computador para ensino presencial e/ou a distância dessas áreas; (b) observar a relação entre essas concepções e a descrição dos materiais; (c) comparar essas relações, no que concerne à coerência entre o desenvolvimento proposto e o aporte teórico apresentado na pesquisa. Por meio da análise de conteúdo, foi possível identificar diferentes concepções de professor, aluno e processo de ensino-aprendizagem, assim como relações entre essas concepções e as características dos materiais descritos. Verificamos contradições tanto em relação às concepções teóricas dos autores, quanto em relação à transposição da teoria para os materiais descritos.

Palavras-chave : Materiais Educacionais Informatizados; Ensino de Ciências e de Saúde; Concepções de Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )