SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número03Concepções de educação em pesquisas sobre materiais informatizados para o ensino de ciências e de saúdeCiências possíveis em Machado de Assis: teatro e ciência na educação científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto  e  BAZZO, Walter. Ciência, tecnologia e suas relações sociais: a percepção de geradores de tecnologia e suas implicações na educação tecnológica. Ciência educ. [online]. 2009, vol.15, n.03, pp.681-694. ISSN 1516-7313.

O presente artigo tem como objetivo expor a concepção que as pessoas envolvidas (empreendedores e gestores) com o processo de desenvolvimento de inovações tecnológicas dentro de IEBTs (Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica) do Paraná possuem sobre ciência, tecnologia, inovação e suas relações com o contexto social. A abordagem metodológica foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa. A técnica de coleta de dados foi a entrevista individual semiestruturada. A amostra contou com 29 participantes. Os resultados mostraram que a grande maioria dos participantes da pesquisa possui uma visão ainda incipiente sobre ciência, tecnologia e suas relações sociais. Ficou evidenciada a necessidade de se mudar o paradigma atual da educação tecnológica, a fim de transformar a concepção do profissional da área tecnológica quanto a sua responsabilidade social nesse processo.

Palavras-chave : CTS; Alfabetização Científica e Tecnológica; Educação Tecnológica; Incubadoras de Empresa de Base Tecnológica; Tecnologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )