SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número03Ciência, tecnologia e suas relações sociais: a percepção de geradores de tecnologia e suas implicações na educação tecnológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

GARDAIR, Thelma Lopes Carlos  e  SCHALL, Virgínia Torres. Ciências possíveis em Machado de Assis: teatro e ciência na educação científica. Ciência educ. [online]. 2009, vol.15, n.03, pp.695-712. ISSN 1516-7313.

Este estudo busca compreender como a relação entre teatro e ciência pode ser profícua na educação em ciências, a partir de atividade desenvolvida no “Ciência em Cena”, área do Museu da Vida, Fundação Oswaldo Cruz/RJ. A atividade consiste na apresentação da peça “Lição de Botânica”, de Machado de Assis, seguida de debate e exibição de cd-rom. Neste artigo foi analisado o primeiro semestre da temporada de 2007, que reuniu 1.827 pessoas. As 171 perguntas elaboradas durante os debates realizados após trinta espetáculos, foram registradas por escrito e interpretadas com base em critérios metodológicos da “análise de conteúdo”. O exame dos dados permite discutir a interface entre processos de criação artística e educação científica. Tal discussão está ancorada na perspectiva problematizadora da educação segundo Freire e no entendimento, tal qual Maturana, da educação como um espaço dialógico de convivência, um lugar de perene criação/recriação da vida.

Palavras-chave : Machado de Assis; Educação Científica; Teatro; Popularização da Ciência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )