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Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

CORREIA, Marisa Sofia Monteiro  e  FREIRE, Ana Maria Martins Silva. Práticas de avaliação de professores de ciências físico-químicas do ensino básico. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.01, pp.01-15. ISSN 1516-7313.

Na última década em Portugal, tem-se assistido a uma mudança nos currículos valorizando o desenvolvimento de competências de conhecimento (substantivo, processual e epistemológico), de comunicação, de raciocínio e atitudinais, e, em particular, nas orientações curriculares dirigidas à avaliação. Neste contexto, pretende-se caracterizar as práticas de avaliação de professores de Ciências físico-químicas do Ensino Básico. Este estudo envolve três professores em início de carreira. A recolha de dados consiste na observação naturalista de aulas, entrevistas semiestruturadas e documentos fornecidos pelos participantes. Todos os professores demonstram dificuldades na avaliação das competências atitudinais e processuais. Apenas um dos participantes elabora registos de observação para avaliar estas competências. Os testes constituem o principal instrumento de avaliação nas aulas dos professores participantes, o que é coerente com uma perspectiva de ensino e aprendizagem ainda marcadamente tradicional.

Palavras-chave : Avaliação; Práticas Avaliativas; Perspectivas de Ensino.

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