SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número01Epistemologia em sala de aula: a natureza da ciência e da atividade científica na prática profissional de professores de ciênciasAplicación del modelo de sthepen toulmin a la evolución conceptual del sistema circulatorio: perspectivas didácticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

SORPRESO, Thirza Pavan  y  ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro de. Discursos de licenciandos em física sobre a questão nuclear no ensino médio: foco na abordagem histórica. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.01, pp.37-60. ISSN 1516-7313.

Neste trabalho analisamos os discursos de dois licenciandos ao elaborarem um episódio de ensino com abordagem histórica do tema Questão Nuclear. Utilizamos, como referencial teórico, a Análise de Discurso, tal como divulgada no Brasil por Eni Orlandi. Observamos a forte influência da memória discursiva originada no Ensino Básico e Superior dos licenciandos. Os discursos produzidos compreenderam contradições e deslocamentos que os aproximaram dos discursos da pesquisa em ensino de Física.

Palabras clave : História da Ciência; Física Nuclear; Imaginário; Formação Inicial de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )