SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número01Os discursos da comunidade disciplinar de ensino de biologia: circulação em múltiplos contextosUm panorama das pesquisas sobre livro didático e educação ambiental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

QUADROS, Ana Luiza de et al. A percepção de professores e estudantes sobre a sala de aula de ensino superior: expectativas e construção de relações no curso de química da UFMG. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.01, pp.103-114. ISSN 1516-7313.

A sala de aula é um espaço de formação humana, constituído pela diversidade e heterogeneidade. As relações pedagógicas que nela acontecem são impregnadas de subjetividade. Com o objetivo de entender, por meio de dados empíricos, quais são as percepções de estudantes e professores acerca das relações que se desenvolvem em sala de aula, aplicamos um instrumento de coleta de dados a professores e estudantes do curso superior de Química da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. A nossa análise dos dados mostrou que as expectativas de estudantes e professores divergem em alguns pontos e que, provavelmente, não há um “contrato” preestabelecido sobre o papel de cada um. A afetividade, presente em toda relação humana, também permeia a relação professor/estudante, não sendo bem entendida. Há, inclusive, um certo “receio” de envolvimento quando a relação afetiva é vista como uma relação de amizade ou empatia.

Palavras-chave : Ensino Superior; Relação Professor e Estudantes; Afetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )