SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue01Um panorama das pesquisas sobre livro didático e educação ambientalA fotografia de natureza como instrumento para educação ambiental author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

BONOTTO, Dalva Maria Bianchini  and  SEMPREBONE, Angela. Educação ambiental e educação em valores em livros didáticos de ciências naturais. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.01, pp.131-148. ISSN 1516-7313.

Os valores têm sido considerados importante conteúdo de ensino, sobretudo ao tratarmos de certas temáticas, como a ambiental. Procurando analisar o tratamento dado à dimensão valorativa da temática ambiental em três coleções de Ciências Naturais voltadas às séries finais do Ensino Fundamental verificamos a predominância da visão antropocêntrica, sendo a natureza valorizada em função de sua utilidade para o ser humano. O predomínio da valorização do conhecimento científico em detrimento de outras formas de conhecimento, da ação humana individual em detrimento da coletiva e a simples apresentação de leis ambientais foram outros aspectos problemáticos encontrados. Uma das coleções, entretanto, além de valorizar o trabalho coletivo dos alunos, também se destacou pela maior ênfase dada à dimensão estética, implicando uma visão de mundo menos utilitarista e um tratamento mais adequado do conteúdo valorativo da temática ambiental.

Keywords : Educação Ambiental; Educação em Valores; Livro Didático de Ciências Naturais; Ensino Fundamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )