SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número01Educação ambiental e educação em valores em livros didáticos de ciências naturaisPercepção ambiental de crianças e pré-adolescentes em vulnerabilidade social para projetos de educação ambiental. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

BORGES, Marilia Dammski; ARANHA, José Marcelo  y  SABINO, José. A fotografia de natureza como instrumento para educação ambiental. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.01, pp.149-161. ISSN 1516-7313.

A visão é um dos sentidos mais importantes nos humanos e, por isso, a fotografia pode ser uma excelente opção para driblar a falta de recursos na educação ambiental, sensibilizando e ensinando por meio de sua informação e beleza. Partindo disso, este trabalho destina-se a estabelecer como a fotografia da natureza instrumentaliza a educação ambiental e contribui no aprendizado de alunos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram ministradas palestras em metade das turmas escolhidas utilizando fotografias e, em outra metade, sem este recurso. Para testar o aprendizado foram aplicados questionários avaliativos. Nas turmas onde foram utilizadas fotografias, houve aumento significativo nas respostas corretas. Analisando os resultados, concluiu-se que a fotografia da natureza pode ser utilizada com eficácia para diversas faixas etárias e diferentes níveis de ensino como instrumento para a educação ambiental

Palabras clave : Fotografia; Natureza; Educação Ambiental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )