SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número01Percepção ambiental de crianças e pré-adolescentes em vulnerabilidade social para projetos de educação ambiental.Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

GOMES, Maria Paula Cerqueira et al. O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas ciências sociais e da saúde: avaliação dos estudantes. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.01, pp.181-198. ISSN 1516-7313.

Estudo de caso sobre uma inovação proposta no âmbito do ensino das ciências sociais e da saúde na Universidade Federal do Rio de Janeiro, cuja relevância se evidencia pela aproximação dos segmentos ensino e serviço, e pela utilização de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de graduação. Foram analisados cinquenta questionários que correspondem a 100% do universo pesquisado, preenchidos ao término do curso pelos estudantes que cursaram a disciplina Políticas Públicas de Saúde Mental no primeiro semestre de 2007. O estudo busca identificar a eficácia do método adotado e da articulação com a rede de assistência no alcance dos objetivos propostos no programa da disciplina.

Palavras-chave : Ensino em Saúde; Metodologias Ativas de Aprendizagem; Inovações Pedagógicas; Ensino de Graduação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )