SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número01O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas ciências sociais e da saúde: avaliação dos estudantesQuando o cotidiano pede espaço na escola, o projeto da feira de ciências “Vida em Sociedade” se concretiza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

SILVA, Andréia Cristina de Almeida; TELAROLLI JUNIOR, Rodolpho  y  MONTEIRO, Maria Iolanda. Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantil. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.01, pp.199-214. ISSN 1516-7313.

Objetivou-se identificar os conhecimentos e as práticas relacionados à alimentação de crianças entre zero e três anos, a fim de complementar a formação das profissionais que trabalham com crianças, na área da educação nutricional. O procedimento metodológico seguiu as orientações do estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os saberes e as práticas das participantes do estudo foram analisados por meio de questões abertas e fechadas e das observações dos tópicos relacionados à nutrição infantil, juntamente com os dados sobre a formação dessas profissionais. Pode-se concluir que tanto as agentes educacionais quanto as professoras de Ensino Infantil são detentoras de um conhecimento sobre Nutrição Infantil, porém a preocupação maior destas foi atender as necessidades nutricionais das crianças por meio de uma boa alimentação, deixando, em segundo plano, as atividades pedagógicas, as quais poderiam ser realizadas em um programa de educação nutricional, construído coletivamente e inserido no projeto político-pedagógico da escola.

Palabras clave : Alimentação Escolar; Educadores; Educação Nutricional; Nutrição Infantil; Pesquisa Qualitativa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )