SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número01Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantilEscolas técnicas agrícolas: um estudo sobre ensino de matemática e formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

BARCELO, Nora Ney Santos; JACOBUCCI, Giuliano Buzá  e  JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho. Quando o cotidiano pede espaço na escola, o projeto da feira de ciências “Vida em Sociedade” se concretiza. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.01, pp.215-233. ISSN 1516-7313.

Este trabalho traz apontamentos sobre as Feiras de Ciências no contexto histórico do ensino de ciências no Brasil e do ensino por projetos. Na intenção de investigar uma Feira de Ciências realizada em uma escola estadual de Uberlândia, MG, com base no ensino por projetos e a partir de uma parceria escola-universidade, desenvolvemos esta pesquisa com objetivo de analisar a construção coletiva de uma proposta diferenciada de Feira de Ciências, sua respectiva avaliação e a implicação na formação de professores. O tema integrador definido pelos professores foi “Vida em sociedade”, com dez temas relacionados. A avaliação da Feira foi desenvolvida por alunos, professores, pesquisadora e estagiários universitários, com discussão sobre os pontos evidenciados pelos envolvidos. De forma geral, o projeto foi compreendido positivamente pelos alunos e professores, mas a forma como os professores percebem o ensino por projetos e a Feira de Ciências determina o envolvimento dos mesmos na elaboração do evento.

Palavras-chave : Feira de Ciências; Ensino por Projetos; Trabalho Coletivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )