SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número01Quando o cotidiano pede espaço na escola, o projeto da feira de ciências “Vida em Sociedade” se concretizaA comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de mecânica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

MARTINS-SALANDIM, Maria Ednéia  e  GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Escolas técnicas agrícolas: um estudo sobre ensino de matemática e formação de professores. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.01, pp.235-258. ISSN 1516-7313.

Valendo-se da metodologia da História Oral, este artigo pretende estudar a formação de professores de Matemática e suas práticas relativas ao ensino de Matemática em Escolas Técnicas Agrícolas. Com base em uma síntese histórico-sociológica sobre o panorama rural brasileiro, a constituição do ensino técnico e o desenvolvimento do ensino técnico agrícola, este artigo defende que as escolas técnicas agrícolas sofrem uma dupla marginalização: por um lado, proveniente de sua natureza profissionalizante, e, por outro, dada sua vinculação com o meio campesino. Tal marginalização ocupa também o interior das escolas, onde os professores de Matemática executam uma coreografia de resistências e acomodações em relação aos professores das áreas técnicas e, de modo geral, ao sistema regular de ensino.

Palavras-chave : Escolas Técnicas Agrícolas; História da Educação Matemática Brasileira; Formação de Professors; Ensino de Matemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )