SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número02La importancia de la Historia de la Química en la enseñanza escolar: análisis del pensamiento y elaboración de material didáctico de profesores en formaciónConcepções de um professor de física sobre avaliação: um estudo de caso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

QUADROS, Ana Luiza de et al. As práticas educativas e seus personagens na visão de estudantes recém-ingressados nos cursos de química e biologia. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.02, pp.293-308. ISSN 1516-7313.

Desenvolvemos o presente trabalho com o objetivo de identificar concepções sobre as relações em sala de aula apresentadas por alunos recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia. Baseados em Bruner, usamos a narrativa como instrumento investigativo dessas concepções, solicitando aos alunos que se imaginassem professores e relatassem como seria um dia de suas vidas. Pela análise dos relatos, percebemos que o professor é aquele que estuda e se prepara para as aulas, transmite conhecimentos, motiva, contextualiza, tem uma boa relação com os alunos e é admirado por eles. Além disso, esse professor é considerado um profissional em tempo integral, trabalhando, sobretudo, no Ensino Médio, com alunos interessados e atenciosos. Entender como essas concepções se formaram e problematizá-las na formação inicial é importante.

Palabras clave : Ensino de Química; Ensino de Biologia; Relações em Sala de Aula; Narrativas; Concepções.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )