SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue02As práticas educativas e seus personagens na visão de estudantes recém-ingressados nos cursos de química e biologiaO professor de biologia em formação: reflexão com base no perfil socioeconômico e perspectivas de licenciandos de uma universidade pública author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

LIMA, Kilma da Silva; TENORIO, Alexandro Cardoso  and  BASTOS, Heloisa Flora Brasil Nóbrega. Concepções de um professor de física sobre avaliação: um estudo de caso. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.02, pp.309-322. ISSN 1516-7313.

Este trabalho refere-se a um estudo de caso etnográfico realizado com um professor de Física do 1º ano do Ensino Médio de duas instituições federais de ensino da cidade de Recife. O objetivo foi identificar as relações entre as concepções de avaliação do professor, a formação e o que recomenda o projeto político-pedagógico (PPP) das instituições. A metodologia empregada foi organizada como um ciclo da experiência de Kelly, que se destinava a engajar o professor em um processo de interpretação e reinterpretação da realidade concebida e vivida. As análises foram fundamentadas na teoria dos construtos pessoais e na evolução das ideias definidas como gerações da avaliação. Percebeu-se que, apesar das práticas avaliativas do professor seguirem as instruções dos PPP das escolas, elas possuem características comuns relacionadas às suas concepções de avaliação.

Keywords : Ensino de Física; Formação de Professores; Avaliação; Projeto Político-Pedagógico; Teoria dos Construtos Pessoais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )