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Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

LIMA, Kilma da Silva; TENORIO, Alexandro Cardoso  y  BASTOS, Heloisa Flora Brasil Nóbrega. Concepções de um professor de física sobre avaliação: um estudo de caso. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.02, pp.309-322. ISSN 1516-7313.

Este trabalho refere-se a um estudo de caso etnográfico realizado com um professor de Física do 1º ano do Ensino Médio de duas instituições federais de ensino da cidade de Recife. O objetivo foi identificar as relações entre as concepções de avaliação do professor, a formação e o que recomenda o projeto político-pedagógico (PPP) das instituições. A metodologia empregada foi organizada como um ciclo da experiência de Kelly, que se destinava a engajar o professor em um processo de interpretação e reinterpretação da realidade concebida e vivida. As análises foram fundamentadas na teoria dos construtos pessoais e na evolução das ideias definidas como gerações da avaliação. Percebeu-se que, apesar das práticas avaliativas do professor seguirem as instruções dos PPP das escolas, elas possuem características comuns relacionadas às suas concepções de avaliação.

Palabras clave : Ensino de Física; Formação de Professores; Avaliação; Projeto Político-Pedagógico; Teoria dos Construtos Pessoais.

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