SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número02Concepções de um professor de física sobre avaliação: um estudo de casoAnálise da relação entre força e movimento em uma revista de divulgação científica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

VASCONCELOS, Simão Dias  y  LIMA, Kênio Erithon Cavalcante. O professor de biologia em formação: reflexão com base no perfil socioeconômico e perspectivas de licenciandos de uma universidade pública. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.02, pp.323-340. ISSN 1516-7313.

Esta pesquisa buscou investigar o perfil socioeconômico de licenciandos em Ciências Biológicas, suas motivações para escolher o curso e suas perspectivas quanto ao seu futuro profissional. Observou-se que a maioria dos estudantes trabalha, é proveniente de escola pública, tem baixo hábito de leitura e pretende seguir carreira de pesquisador. A maioria afirma ter escolhido Licenciatura por vocação, embora revele baixíssimo interesse pela pesquisa em ensino de Biologia como área de atuação profissional. Os licenciandos, de modo geral, estão satisfeitos com o curso e acreditam que a formação recebida na universidade contribuirá significativamente para sua empregabilidade.

Palabras clave : Formação Inicial de Professores de Biologia; Expectativa Profissional de Licenciandos em Biologia; Pesquisa em Ensino de Biologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )